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6 DICAS PARA SEU PLANEJAMENTO DE MARKETING


1) Por onde começar?

No início tudo parece ser complicado, mas aqui vai uma simplificação.

A ideia central do marketing é buscar a criação e harmonização da compatibilidade entre as capacidades de uma empresa e o que os consumidores desejam. Ou seja, o marketing é o que conecta a sua empresa/produto/serviço ao seu potencial cliente.

O planejamento é a maior ferramenta do marketing. Ele vai te ajudar a direcionar suas ações levando em conta seu público em potencial, seu investimento e seus objetivos.

Para começar um plano de marketing aqui vão algumas 5 perguntas que podem ajudar nesse processo.

2) Com quem estou falando?

O primeiro passo para montar um plano de marketing, é saber qual é o seu público. Mesmo que você queira atingir todos os gêneros, locais e idades, você precisa começar focando em um público específico. (escolha o segmento com maior número de compradores, ou com o maior mercado em potencial)

Para conhecer seu público acompanhe as pesquisas de mercado e comportamento do consumidor, ações de concorrentes e o feedback de usuários de serviços/produtos semelhantes ao seu. Pesquise sobre o mercado que sua empresa está ou quer entrar. Todo o conhecimento obtido nesse processo lhe aproxima do seu consumidor. Outra coisa importante para conhecer seu público é a sua relação direta com ele e com seus objetivos. Faça uma breve pesquisa de satisfação para conhecer os interesses de quem já confia no seu trabalho e quem está em dúvida em adquirir seu serviço/produto. Se insira nas redes sociais, para se aproximar ainda mais do seu consumidor (Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, Youtube e etc) com conteúdo e divulgações sobre seus serviços/produtos.

3) O que eles querem?

Depois que você definir e conhecer um pouco mais do seu público essa pergunta fica mais fácil de ser respondida. Assim que você souber com quem está falando, fica muito mais fácil de entender de que forma sua empresa pode ajudar a contribuir para o objetivo do seu cliente.

4) Por que eu?

O objetivo do seu cliente passa a ser seu também. Analise seu produto/serviço e defina quais são as suas vantagens, principais características e seu diferencial. Tenha em mãos a solução que seu consumidor procura. Analisar ações de marketing dos seus concorrentes pode ajudar nesse processo.

5) Qual nosso objetivo?

Ter uma direção ou missão é essencial para lhe guiar no caminho de um empreendimento bem sucedido. Você quer apresentar o produto? Se aproximar do seu cliente? Divulgar sua marca? Vender? Ou melhor, você quer fazer tudo isso? Defina suas prioridades e chegue ao topo com tudo isso em ação.

6) Como fazer?

Definindo suas prioridades de acordo com seu orçamento, ações como promoções, aplicativos de relacionamento, investir em publicidade, em quais mídias sociais você vai investir e por quanto tempo, o prazo estimado para retorno em vendas de cada plano tipo de linguagem a ser usada e abordagem ao consumidor, você terá em mãos as informações para definir o posicionamento de sua empresa no mercado. Ou seja, qual a melhor forma de conquistar seu cliente.

Depois de respondidas essas perguntas, você pode definir os assuntos que serão postados e compartilhados nas suas redes sociais para uma interação com seu consumidor, lhe colocando a frente da concorrência e trazendo uma nova prospecção de clientes.

A composição artística do seu material/conteúdo é crucial para a captação do seu público e sua própria divulgação. O posicionamento do arranjo de elementos visuais, ou melhor, o apelo visual é a chave para direcionar seu conteúdo ao seu público.

Prontinho, uma explicação rápida com dicas de planejamento de marketing. Gostou?

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